domingo, 12 de outubro de 2008

Ação Audiovisual é...




Uma das características do cinema é o fato de poder ser utilizado pelo espectador como uma janela através da qual ele pode observar o mundo. Por esta janela ele pode ver apenas o que a moldura mostra (ou recorta), ou pode, também, debruçar-se em seu peitoril e olhar o que está em volta da moldura, extrapolando os limites impostos pelo recorte do filme com sua própria realidade e suas subjetividades, estabelecendo, através do filme, um processo cognitivo permanente.

Pois o que é relevante em um filme não é tanto a história que ele nos mostra ou o desenrolar da ação. Também não é o discurso narrativo em si, nem os aspectos formais de construção da narrativa cinematográfica. O que o torna importante como ferramenta pedagógica é a capacidade que ele tem de dar forma às angústias e ao cotidiano das relações humanas, mediadas pela identidade com o conteúdo, com o som e com a imagem.

A imagem nos cerca por todos os lugares. Por onde quer que circulemos no nosso dia a dia urbano, somos bombardeados por fotos, anúncios e outros códigos visuais que estão presentes nas roupas, nas marcas, nas placas de sinalização, etc. A imagem em movimento também: ela definitivamente faz parte do nosso código de comunicação e está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Impossível fugir dos filmes, novelas, clips musicais, da publicidade. Somos cercados pelas imagens e pelos sons que as acompanham. Deixamos que penetrem em nós as mensagens que elas nos dão, mesmo sem que nossos sentidos disso se apercebam.
Enquanto que na leitura nos predispomos ao livro de uma forma totalmente diferente - nos isolamos, nos recolhemos, buscamos a concentração dos sentidos no que vai ser lido - na leitura do audiovisual, ao contrário, nos deixamos invadir pela imagem e pelo som. Somos cercados por eles e nos deixamos penetrar por eles, mesmo sem querer.

Por esse fator involuntário, somos muitas vezes assaltados por mensagens que nosso cérebro não processa completamente. A proposta do projeto Ação Audiovisual é possibilitar instrumentos para a leitura das produções audiovisuais e, conseqüentemente, capacitação para o entendimento crítico das mensagens que nos são passadas por eles. Saber o que é o cinema e o vídeo e aprender a fazer audiovisual pode possibilitar uma “desmistificação” dessa linguagem, ao mesmo tempo em que pode possibilitar um retorno à leitura e à escrita, na procura de roteiro e argumento para as produções realizadas.

Na educação, é cada vez maior o uso do vídeo e do cinema como instrumento pedagógico para a fixação de conteúdos. Mas nesse uso nos deparamos com um problema fundamental: para utilizar o cinema e o vídeo (códigos audiovisuais) na educação, é preciso que os educadores saibam “ler” esses códigos. Embora os educadores tenham perfeito domínio de ferramentas de linguagem como livros, jornais e internet, muitas vezes eles não tem como fazer uma decodificação dos instrumentos audiovisuais, embora os utilizem. Isso gera um certo “desperdício” de uma ferramenta de trabalho importante para os educadores.

O que é?
Projeto que utiliza o cinema e o vídeo, bem como todas as formas de produção audiovisual, como instrumento de educação e reflexão nas salas de aula e fora delas (associações comunitárias, ongs, etc.)

Como fazer a Ação Audiovisual?

1 Por meio de oficinas de linguagem audiovisual;
2 Por meio de exibição de filmes e vídeos acompanhados de discussões e debates
3 Por meio de oficinas de realização de vídeo;
4 Por meio de formação de dvdtecas comunitárias;

Nenhum comentário: