quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O desejo de consumir te aterroriza? Assista a Surplus!



" O desejo de consumir te aterroriza. Estamos aterrorizados em sermos consumidores. Nós temos a liberdade de escolher entre a marca A, a marca B e a marca C... é essa a nossa liberdade. (...)
Constante trabalho e constante consumo, isso é loucura. Isto está destruindo tudo e só vai continuar. Eu vejo muito pouco que vale a pena preservar. Não vejo nenhum valor ou saúde em manter esse sistema.
Conseguir todas essas coisas é uma questão de coerção.
As pessoas estão sendo forçadas a trabalhar em minas e nas fábricas. Sem isso não temos todas essas coisas. Um mundo de coisas que se supõe que devemos lutar para obter durante toda a nossa vida.
Penso que ninguém se envolve nisso seriamente, mas a inércia leva isso adiante."


John Zerzan é um anarquista norte-americano que ganhou destaque a partir da década de 1980 com sua proposta fundamentada no retorno ao primitivismo. É dele o discurso acima. O documentário sueco Surplus (2003) baseia-se nas suas idéias para construir uma narrativa original e contundente sobre o nosso mundo globalizado e consumista.

Utilizando técnicas originais e uma montagem pra lá de criativa, o diretor italiano Erik Gandini coloca em cheque os valores da sociedade de consumo e aponta a insustentabilidade dos modelos econômicos do ocidente.

Indispensável!

3 comentários:

quasarte disse...

Tai estamos carecas de saber e ainda assim continuamos repetindo o erro. Eu não me considero muito consumista. Homero disse que é por q não tenho dinheiro.
Disse a ele q ele acertou na mosca . Não tenho mt dinheiro pois tenho consciencia de que nao quero me matar de trabalhar, ou me vender para ter dinheiro para consumir em excesso.
O problema é que fazendo assim, a maioria das vezes não temos dinehiro nem para o básico.

Claudia Rangel disse...

pois é, isso ai é uma das encruzilhadas da modernidade: sem dinheiro não consumimos o supérfluo, mas também não consumimos o básico. E esse conceito de básico é bastante flexível. paradoxos!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel