quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Curta a Educação



Segunda-feira, dia 17 de agosto, surge mais um espaço de reflexão sobre o cinema na Ufes. É o Cineclube Curta a Educação. A proposta do Cineclube Curta a Educação é propiciar um espaço de reflexão sobre o cinema, o vídeo e o seu uso na Educação.

Unindo o projeto de extensão Ação Audiovisual, vinculado ao Programa Entre Comunidades, coordenado por Marlene Martins, ao projeto de pesquisa da mestranda em Educação pelo PPGE Claudia Rangel, na linha de pesquisa Educação e Linguagens, o cineclube Curta a Educação surge como espaço de difusão de obras cinematográficas nacionais e debate de idéias sobre a educação e o cinema. De início o Cineclube conta com a parceria da Programadora Brasil, organização ligada ao Centro Técnico do Audiovisual que atualmente tem um dos maiores catálogos de filmes nacionais de longa e curta metragem. Novas parcerias poderão surgir, ampliando ainda mais as possibilidades de exibição. Apoiando o projeto temos ainda o Polo Arte na Escola e o Centro de Educação.

Os objetivos do Curta a Educação são: proporcionar um espaço de exibição e discussão sobre o cinema e as produções audiovisuais, com ênfase nas produções nacionais; e promover a cultura cinematográfica para os alunos, servidores e docentes da Universidade, bem como demais pessoas interessadas nas relações entre cinema e Educação.

O Cineclube Curta a Educação funcionará no auditório do Centro de Educação (IC IV), durante algumas terças-feiras do segundo semestre de 2009. As sessões serão previamente divulgadas nos murais da universidade e nas listas de e-mail recolhidos durante as exibições.

Para marcar o lançamento, nos dias 17, 18 e 19 de agosto haverá uma programação mais intensa com o tema visões do Brasil.

Confira a programação de abertura:

1- 17/08/09 – 18h - O Brasil caipira no filme: A Marvada Carne, André Klotzel;

2- 18/08/09 – 9h – Cangaço e coronelismo na visão de Glauber Rocha com Deus e o Diabo na Terra do Sol;

3- 19/08/09 – 14h – Gênese do povo brasileiro na visão de Mário de Andrade com Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.

Nenhum comentário: