sábado, 14 de março de 2009

Benjamin e o cinema



Fragmentos de reflexões em A Obra de Arte na era da Reprodutibilidade

A Fotografia
Pela primeira vez no processo de reprodução da imagem, a mão foi liberada das responsabilidades artísticas mais importantes, que agora cabiam unicamente ao olho. Como o olho apreende mais depressa do que a mão desenha, o processo de reprodução das imagens experimentou tal aceleração que começou a situar-se no mesmo nível da palavra oral.

A autenticidade da obra de arte
Generalizando, podemos dizer que a técnica da reprodução destaca do domínio da tradição o objeto reproduzido

E, na medida em que essa técnica permite à reprodução vir de encontro ao espectador, em todas as situações, ela atualiza o objeto reproduzido. Esses dois processos resultam num violento abalo da tradição, que constitui o reverso da crise atual e a renovação da humanidade. Eles se relacionam intimamente com os movimentos de massa, em nossos dias.


A destruição da aura da obra de arte
(...) com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, da sua existência parasitária, destacando-se do ritual”. (...) Mas no momento em que o critério de autenticidade deixa de aplicar-se à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis: a política.


A reprodutibilidade técnica e a arte cinematográfica

Nas obras cinematográficas, a reprodutibilidade técnica do produto não é (...) uma condição externa para sua difusão maciça. A reprodutibilidade técnica do filme tem seu fundamento imediato na técnica de sua produção. (...) O filme é uma criação coletiva.


O decisivo, aqui, é que no cinema, mais que em qualquer outra arte, as reações do indivíduo, cuja soma constitui a reação coletiva do público, são condicionadas, desde o início, pelo caráter coletivo dessa reação. Ao mesmo tempo em que essas reações se manifestam, elas se controlam mutuamente.

A recepção através da distração, que se observa crescentemente em todos os domínios da arte e constitui o sintoma de transformações profundas nas estruturas perceptivas, tem no cinema o seu cenário privilegiado

Nenhum comentário: